O QUE O POKEMON GO TEM A VER COM A SUA SEGURANÇA?

Pokemon Go FTI

                O Pokemon Go é um jogo eletrônico que foi lançado na rede em julho de 2016. Interessante perceber as variadas estratégias por trás de um ‘’simples’’ aplicativo de entretenimento. O desenho animado, que curiosamente foi primeiro um jogo de videogame, foi criado pelo diretor executivo Satoshi Tajiri e pensado desde 1989¹. Já o jogo para smartphones, “Pokémon Go”, foi inspirado no desenho animado japonês, sucesso infantil na década de 1990, que tinha como personagens os monstrinhos Pikachu, Charmander e Squirtle².

                As crianças da década de 90 cresceram e são os jogadores mais assíduos. O que antes era apenas um desenho da infância se torna um jogo moderno, superdesenvolvido, dinâmico e de fácil acesso. Eis que encontramos o primeiro grande perigo: o uso de suas informações (câmera, entradas USB, localização, etc). Variados artigos e pesquisam alertam que o ”simples” jogo agora pode saber tudo sobre você. Antes, redes de localização sabiam como sua casa era por fora, agora, através da câmera do seu celular, conhecem também, sua casa por dentro e quem mora com você.

                E engana-se quem acha que estes termos de segurança não foram divulgados. No parágrafo 6 das regras está escrito: ”Nosso programa não permite a opção ‘Do not track’ (‘Não me espie’) do seu navegador”. E ainda: ”Nós cooperamos com agências do governo e companhias privadas. Podemos revelar qualquer informação a seu respeito ou dos seus filhos…”³. Além destes termos citados acima, muitas noticiários e páginas relatam acidentes, inclusive graves, por virtude do descuido dos jogadores.

                Mas, em meio a muitos contras relatados, há uma notícia referente ao jogo que está circulando nas redes que traz um benefício: ele está servindo de incentivo para crianças acamadas de um hospital em Michigan. Elas saem de suas camas atrás de monstrinhos e se movimentam sem hesitar. Assista ao vídeo aqui.

¹ <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pok%C3%A9mon> Acesso em agosto/2016.

² <http://noticiasdehortolandia.com.br/2016/08/04/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-febre-do-pokemon-go/> Acesso em agosto/2016.

³<http://www.businessinsider.com.au/you-could-be-giving-pokemon-go-access-to-private-data-heres-how-to-protect-yourself-2016-7> Acesso em agosto/2016.

RODAPÉ SITE